A- Um certo profissional da educação recém formado recebeu um convite para participar de uma seleção. Onde concorreria a uma vaga de coordenação de uma escola de ensino fundamental. Na seleção o mesmo teria que elaborar um texto onde explicitasse como o mesmo proporia a utilização da informática na escola, tanto na parte administrativa como na parte pedagógica. Imagine- se sendo esse profissional e realize essa atividade.
R-Proporia essa atividade na parte administrativa uma organização de informações sobre os alunos,organizaria uma pasta contendo todas as informações necessárias como, ficha dos alunos, diários com frequencias, ata, boletins com notas, pasta com datas marcadas para as reuniões com pais e mestres, convites e etc. Fazer uma organização desse tipo se torna mais eficiente para melhoria e qualidade na instituição de ensino.
Na parte pedagógica, é necessário obter várias informações que levem o aluno desenvolver uma aprendizagem significativa, começando por agrupar os educandos ao conviver virtual, fazendo com que os mesmos tenham acesso a pesquisa tornando as aulas mais dinâmicas e criativas.A escola como sendo um espaço de inovação e de experimentação, possibilita e potencializa os alunos a uma educação de melhor qualidade.
B- Nas aulas de informáticas na educação, você foi informado sobre vários programas, da política de informática educativa de MEC, e que podem servir de subsídio para seu aperfeiçamento profissional e ainda para o trabalho didático- pedagógico a ser realizado nas escolas pelos professores e gestores. Sendo assim, dos materiais explorados, escolha:
Dois voltados para formação\ aperfeiçoamento dos professores.
Dois que poderao servir como recursos didáticos- pegagógicos em atividades realizadas com alunos.
Analise-os com detalhes,caracterizando-os e proponha forma de utilização dos mesmos.
R- Observando e analizando sobre as aulas vista na disciplina de informática, pude perceber a importância de vários programas de políticas de informática educatica disponibilizadas pelo MEC, e que é de grande relevância para o aprimoramento profissional e ainda para o uso pedagógico de educadores e gestores nas instituições de ensino. Vários foram os programas nacional de tecnologia Educacional, dentre muitos, dois me chamaram atenção, o éproinfo como sendo um programa colaborativo de aprendizagem e ações, nele se faz projetos de pesquisas, projetos colaborativos, que serve de apóio aos educadores. E o proformação, que é o programa de formação de professores em exercicio, ele é um curso a distância com habilitação em magistério, muito propricio aos professores, sem formação espécifica, ele tabém participa de projetos de cooperação, é uma formação em exercicio, com estratégias de aprendizagem.
Identificando também os que poderão servir como recursos didáticos- pedagógicos em atividades realizadas com alunos, podemos definir o programa Mídia na Educação, que é um programa a distância, com o objetivo de pro pocionar atividades para o uso pedagógico das diferentes tecnologia da informação e comunicação- tv e vídeo, informática, rádio e impressos, é de grande importância o processo ensino e aprendizagem, para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir. Podemos também citar o Proímfantil, destinado ao professor da educaçaão infantil, como objetivo contribuir para a qualidade social das crianças de zero a seis anos. O profissional obtendo este curso, estará apto a desenvolver estrstégias de intervenções pedagógicas adequadas às crianças.
Analizando com clareza, proponho que se utilize nas escolas, implantação mais ampla de equipamentos, computadores e recursos dijitais nas escolas, disponibilizar alguns conteúdos educacionais, para que se sirva de apóio necessário para educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário