terça-feira, 18 de novembro de 2008

INFORMÁTICA APLICADA Á EDUCAÇÃO

Introdução:

1- As tecnologias, vem sendo um novo desafio na sociedade atual, os avanços são grandes, e tem gerado muitas perspectivas. O campo da informática trouxe mudanças promissoras que veio suprir no desenvolvimento da população para novas possibilidades de emprego gerados no mercado de trabalho, devido ao aumento da tecnologia.
No entanto a sociedade da informação nos permite realizar atividade interessante e úteis para obter resultados de crescimento que servirão de subsídio para melhor se aperfeiçoar, pois no mundo atual, a renovação e atualização é imprescindível, tendo a tecnologia como apoio para o trabalho competitivo.
É relevante destacar que o papel da educação formal é bastante pertinente, pois este espaço permite ao individuo trilhar novos caminhos, exigindo do educando um novo esclarecimento com o conhecimento, podendo somente ocorrer intermediado pela escola.
Portanto a escola auxilia e ajuda a descobrir muitos valores, que servirão para melhoria no convívio social, possibilitando também, nas técnicas uma melhoria qualificada e consciente.
Na verdade todo conhecimento é adquirido na educação, pois na mesma se constrói, experimenta, discute, adquire habilidade, tornando a aprendizagem significativa.

2- O processo de formação, escolar e a utilização da informática.

A aprendizagem acontece quando o educando tem prazer em compreender, mais que esta compreensão só é adquirida, se transmitida com entusiasmo. Ocorre também quando a motivação é estimulada de acordo com o ambiente.
Existe vários fatores que estimulam e favorecem esse desenvolvimento educacional, e o papel da escola é intervir para que possa acontecer a aprendizagem.
É importante compreender o modo como os educando aprendem, e identificar o papel do professor, e não esquecendo das teorias que são importantes, para se adquirir atitudes e habilidades.
Para Pianget o desenvolvimento humano obedece certos estágios, que vai do nascimento até por volta dos 16 anos. A utilização da informática na educação trouxe, uma série de novidades, ela é de grande utilidade no processo de aprendizagem, mais que existem os pontos positivos e negativos.
Sendo os positivos de fazer as coisas mais rápidas e os negativos por os educandos se acomodarem.
Essas tecnologias facilitam tanto o professor como o aluno. No entanto o educador e a escola precisam aprender a lidar com esse processo, sua organização e compreensão da mesma, é necessário integrar esse processo de forma inovadora em sala de aula.

3- Estratégias metodológicas para o uso da informática na escola e no processo ensino – aprendizagem.

A utilização da informática na escola tem um papel essencial, com procedimentos da gestão que servirão para uma melhor organização de informações relevantes sobre os alunos.
É necessário se fazer uma pasta com cadastro dos alunos, diários com freqüência dos alunos, até boletim com notas, pasta com datas marcadas para reuniões com pais e mestres, convites e etc.
Fazer uma organização necessária desse tipo, se torna eficiente para melhoria e qualidade da instituição de ensino.
Na parte pedagógica, é necessário obter varias informações que levem o aluno a obter uma aprendizagem significativa, começando por agrupar os educandos ao conviver virtual, fazendo com que os mesmos tenham acesso a pesquisa tornando as aulas mais dinâmicas e criativas. A escola como sendo um espaço de inovação e de experimentação, possibilita e potencializa os alunos a uma educação de melhor qualidade.
Há vários programas de políticas de informática educativa disponibilizadas pelo o MEC , e que é de grande relevância para o aprimoramento profissional e ainda para o uso pedagógico de educadores e gestores nas instituições de ensino. Muitos são os programas nacional de tecnologia Educacional. Dentre muitos existe o éproinfo como sendo um programa colaborativo de aprendizagem e ações, nele se faz projetos de pesquisa, projetos colaborativos, que serve de apoio aos educadores. E o proformação, que é o programa de formação de professores em exercício, ele é um curso a distancia com habilitação em magistério, muito propicio aos professores, sem formação especifica, e também participa de projetos de cooperação, é uma formação em exercício com estratégia de aprendizagem.
Identificando também os que poderão servir como recursos didáticos- pedagógicos em atividades realizada com alunos, podemos definir o programa Mídia na Educação, que é um programa a distância, com o objetivo de proporcionar atividades para o uso pedagógicos das diferentes tecnologia da informação e comunicação-tv e vídeo, informática, radio e impressos, é de grandes importância o processo ensino e aprendizagem, para a formação de um leitor critico e criativo, capaz de produzir.Podemos também citar o proímfantil, destinado ao professor da educação infantil, como objetivo contribuir para a qualidade social das crianças de zero a seis anos, o profissional obtendo este curso, estará apto a desenvolver estratégias de intervenções pedagógicas adequadas á crianças.

Informática na sala de aula é uma ferramenta essencial que deve ser organizada, pois hoje os recursos da tecnologia tem aumentado, e muito dos educando já trazem essa experiência.
Portanto, o profissional da educação, o educador tem que conhecer os recursos disponibilizados pela informática para ajudar no ensino dos alunos. É necessário que cada educador tenha uma formação a esse respeito para que o processo ensino – aprendizagem seja significativo.
É interessante o educador ter um domínio desse recurso para que a prática de ensino seja alcançada.
A informática, ela melhora e possibilita o ensino para construção do conhecimento.
A tecnologia é hoje meios para se buscar informações, ela contribui tanto para o professor como para o aluno no que se refere ao conhecimento.
A internet com certeza é um recurso didático – metodológico é um dos grandes desafios ao educador, é auxiliar tornar a informação significativa, o professor ele aprende com a sua prática e com a pesquisa, ele sempre vai ser um mediador.
A metodologia se faz através de objetivos e conteúdos concretos, que só é transmitido e realizado no decurso de uma aprendizagem de uma pesquisa aprofundada.
Toda aprendizagem só acontece quando o professor integra essas tecnologias aos recursos adequados, pos o educador tem muitos meios metodológicos que poderão ser usado para trabalhar com os educandos, tanto em sala de aula como na área virtual.

Resumo/ Novos desafios na educação: A internet na educação presencial e virtual.

Nos dias atuais a internet tem oferecido muitas maneiras de informações, e a educação enfrenta vários desafios a essa possível prática, devido a falta de domínio por parte dos profissionais e de uma nova metodologia a adotar e ensinar no processo ensino e aprendizagem.
Essa nova tecnologia proporciona varias experiências, ajuda o educador a transmitir um novo conhecimento.
Os novos desafios na educação tem oferecido grande possibilidade ao educador e educando. As mudanças são varias na sociedade e que interferem na educação, pois necessita de uma melhor atenção aos modelos pedagógico. A participação tem aumentado no que diz respeito aos programas, cursos tanto presencial como a distância ou virtual.
São varias as iniciativas e propostas que surgem. Portanto é relevante que todo profissional possa está se organizando e melhorando sua forma de ensinar em sala de aula.
A internet na educação virtual é um processo interessante e que deve ser repensado, aprender não somente em sala mas de uma outra forma, ensinar, gerenciar aula a distância, atividades diferenciada com um novo conceito, que podemos chamar de banda larga de transmissão, o importante é saber organizar, trabalhar com esse tipo de programa, de alta velocidade, evitando ter que sair de seu lugar.
Essa comunicação virtual é bastante favorável, para que esse conhecimento desejado seja concretizado, é necessário uma grande organização com todas essas informações, de tornar esse conhecimento em aprendizagem comunicativa.
Educar com tecnologia é um desafio a ser enfrentado, conseguir modificar essas informações dadas, em aprendizagem.
É fundamental que o professor, seja um educador informado, integrado e comunicador para que seu alunado seja mais confiante e capaz de crescer nesse novo processo e conceito de conhecer.
Ensinar e aprender com a internet, é poder está presente e virtualmente juntos, conectados por uma informação, a questão principal é saber usar essa ferramenta para aprender, mudar e transformar com tecnologia, ser participativo e investigativo, nesse novo desafio da educação.



4- Conclusão:

No momento atual a educação passa por um processo de desafios, muitas adaptações e mudanças inovadoras. Pois todo processo de conhecimento, é necessário aprender a conhecer, e para isso é indispensável a autonomia, a curiosidade para enfrentar o novo.
É importante ressaltar que para conseguir realizar vários conhecimentos, é viável obter uma preparação assimilável, um plano organizado e repensado, pois o desenvolvimento da educação futura nesses novos desafios, só é alcançado, com gerenciamento continuo, de preparação e experiências possíveis, para as mudanças desejadas e necessárias para o futuro.

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